Esc para Todos

Quem somos?
O projeto do Escotismo para Todos da Região São Paulo está com a Coordenação de Carla Camargo Valezin (Grupo Escoteiro Piratinis) e com as adjuntas Carol Veri (Grupo Escoteiro Tibiriça) e Marília Namur (Grupo Escoteiro Ebenézer), ainda contamos com os coordenadores distritais e escotistas que nos ajudam nas atividades e eventos.
Missão
Escotismo para Todos é fomentar os temas ligados à pessoa com deficiência (inclusão, acessibilidade, integração etc., quebrar a barreira do entendimento sobre as pessoas com deficiência), deixando todos os beneficiários dentro de uma uniformidade na nossa instituição.
Envolve o conjunto de práticas que visam a integração dessas pessoas no Movimento Escoteiro


Calendário 2014

Mês
Dia
Atividade
Local previsto
Fevereiro
1
INÍCIO - Mutirão Escotismo para Todos
descentralizado
Março
29
ENCERRAMENTO - Mutirão Escotismo para Todos
descentralizado
Abril
27
Workshop Escotismo para Todos
Interior
Maio
25
Módulo de aperfeiçoamento: Escotismo para todos
CEJ - 1
Agosto
23
Ação Social Inclusiva
São Paulo
Setembro
13 e 14
Agoonoree (Acampamento Regional com o tema de inclusão)
a definir
Novembro
23
Modulo de aperfeiçoamento: Escotismo para todos
CEJ - 2

Objetivos
-Preparar os Grupos Escoteiros para poder receber pessoas com deficiência, incluindo-as, sabendo como tornar se acessível para essas pessoas e que sua vida dentro do movimento escoteiro seja produtiva e saudável.
-Preparar os chefes para entender as peculiaridades de cada criança e suas necessidades.
-Preparar os pais/responsáveis dessas pessoas para que possam entender o que o movimento escoteiro pode trazer de benefício na vida delas, assim como a participação delas pode trazer benefício a todos.
-Atuar nos Grupos Escoteiros para auxiliar na vida escoteira dessas pessoas, sendo com visitas, palestras, tirar dúvidas etc.
-Promover o Workshop “Escotismo para todos”
-Mobilizar os grupos a participar do “Mutirão Escotismo para Todos”

Ações
-Módulos nos Cursos sobre Inclusão: temas pertinentes a cada curso (Ramos e Dirigente);
-Censo,(clique aqui para responder o Censo) para saber onde estão e que atitudes estão sendo tomadas para a inclusão dos jovens e adultos com deficiência, será necessária uma força tarefa para isso em conjunto com a Coordenação de Comunicação e as UELs;
-Assessoria e visita às UELs, auxiliando e buscando informações sobre o que já é feito e tem dado certo;
-Atividade anual (“Mutirão Escotismo para todos”) – Programa com atividades que possam ser aplicadas para grupos com ou sem pessoas com deficiências para sensibilização, para que possam ser aplicados para os ramos em seus grupos, áreas ou distritos;
 -Fanpage no facebook – Vídeos, textos e alinformações sobre deficiência, inclusão, acessibilidade, esportes adaptados;
-Manual de Convivência – Uma cartilha com dicas de situações e ações que podem ser feitas para melhor convivência com as pessoas com deficiência, suas famílias, os jovens e escotistas;
-Vídeos sobre inclusão e acessibilidade – Com ajuda de um cineasta montaremos roteiros baseados no manual de convivência e sobre as atividades dadas durante o ano para exemplificar o trabalho feito com esses jovens;
-Agoonoree – Acampamento de técnicas escoteiras, com foco em atividades mateiras, com participação de pessoas com deficiência.

Perguntas frequentes
1. Como ter certeza de que um jovem está apto a participar do Movimento Escoteiro? 
Aos olhos da lei, essa questão não existe - todos têm esse direito. Só em alguns casos é necessária uma autorização dos profissionais de saúde que atendem essa criança, somente se houver alguma restrição sobre algum tipo de atividade.
2. As Alcateias/Tropas/Clãs que têm jovens com alguma deficiência devem ser menores? 
Não, porém, se houver necessidade, deve ser trabalhado grupos menores para favorecer a aprendizagem. Em grupos numerosos, os chefes encontram mais dificuldade para flexibilizar as atividades e perceber as necessidades e habilidades de cada um, mas isso depende muito da chefia e do grupo a qual esse jovem está inserido e do tipo de atividade que está sendo aplicada.

3. Quantos jovens com necessidades especiais podem ser colocados na mesma Alcateia/Tropa/Clã? 
Não há uma regra em relação a isso, depende, novamente, muito de como é a chefia e como esse jovem está integrado no grupo, vale lembrar que a proporção de pessoas com deficiência é de 8 a 10% do total da população.

4. Para tornar o Grupo Escoteiro aberto a Todos, como a Coordenação de Escotismo para todos irá ajudar?
A Coordenação irá promover Workshops para a formação desses chefes e dirigentes; irá disponibilizar material de apoio escrito no site da região; irá disponibilizar também fichas de atividade adaptadas; assim como uma assessoria para os grupos que procurarem por ajuda.
Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.
Sempre Alerta!